GRUPOS TEMÁTICOS
Coordenadores do Grupo:
Antonio Jose Elias Amorim de Menezes
Tatiana Pará Monteiro de Freitas.
Política Agrícola e/ou Florestal para a Amazônia.
GRUPO 1
Os artigos devem pautar sobre a formação dos sistemas agrícolas e florestal na Amazônia, de forma que tem determinado a dinâmica destes setores e/ou atividades no seu aspecto: econômico (exploração; mercado); social (organização) e cultural (como vem evoluindo ao longo das décadas) de exploração regional, isto é, sua evolução ou involução. Nesse aspecto, as teorias, desenvolvimento de implantação, principalmente, políticas agrícolas e florestal tem se processado nos espaços geográficos da Amazônia e como tem impactado positiva ou negativamente na própria região.
EMENTA
Coordenadores do Grupo:
Mônica Nazaré Correa Ferreira Nascimento
Leila de Fátima de Oliveira Monte
Agricultura familiar e/ou Estrutura Agrária na Amazônia.
GRUPO 2
Os artigos devem conter a caracterização, formação, desenvolvimento e dinâmica do segmento da agricultura familiar e /ou dissertar sobre a estrutura agrária na Amazônia e como esta vem, ao longo dos anos se consolidando, através de sua organização. A questão de conflitos, relativos à terra, a sua expansão mediante a governança, tem também que ser retratada, relativos e sua expansão na economia e inserção no mercado de produtos agropecuários.os, parágrafos e mais.
EMENTA
Coordenadores do Grupo:
Keppler João Assis da Mota Junior
Glauce Vítor da Silva
Economia Ambiental e dos Recursos Naturais na Amazônia.
GRUPO 3
Os artigos devem dissertar acerca da história de ocupação e exploração econômica da Amazônia; como a degradação e o uso intenso de seus recursos tem afetado a natureza e levado o esgotamento da biodiversidade existente e, principalmente, quais e como as políticas públicas para o meio ambiente desenvolvidas até mais recentemente podem de fato melhorar e mesmo mitigar as ações maléficas efetuadas no sistema amazônico (ambiente) como um todo, trazendo benefícios para a sociedade local, global. E, até mesmo se essas políticas têm de fato sido eficientes para a região e como se pode mensurar, mesmo, as questões dos desastres ambientais, além de se rediscutir o desmatamento zero, até então só registrado como uma meta.
EMENTA
Coordenadores do Grupo:
André Cutrim Carvalho
Sandro Augusto Viegas Leão
Mercados Agropecuários e Instituições na Amazônia.
GRUPO 4
Os escopo está na agricultura que é, historicamente, umas das principais bases da economia do país, desde os primórdios da colonização até o século XXI e, consequentemente, na região amazônica, a agropecuária, também, tem tido seu papel de destaque na economia regional. Assim, os objetivos desses artigos deve abranger as oportunidades e limitações que esta região possuem para melhor se integrar ao mercado local, regional e quiçá, nacional e internacional, mediante a exploração de produtos que nesta região, com certeza, tem maior competitividade relativa superior aos demais mercados agropecuários e aqui, pode-se destacar os mercados de açaí, bovinos, dendê, cacau, madeira, laranja, etc. Além disso, o fortalecimento das instituições que estão diretamente relacionados aos mercados agropecuários podem ser destacados, como o papel das Emater’s, Sagri’s, Banco da Amazônia, via o FNO, etc.
EMENTA
Coordenadores do Grupo:
Dalva Maria da Mota
Mariluce Paes de Souza
Biodiversidade, Povos Tradicionais, Turismo Comunitário e Geração de Renda na Amazônia
GRUPO 5
Foca-se nos artigos de pesquisa que privilegiem a ação de povos indígenas e comunidades tradicionais nas suas relações com a biodiversidade e nas ações que colocam em prática por meio do turismo comunitário. Mais especificamente, acolheremos trabalhos de pesquisa cujos resultados abordem a relação entre populações tradicionais e biodiversidade em se tratando do uso e conservação dos recursos, dos saberes a ela associados, assim como, dos conflitos em torno do acesso aos recursos naturais e das ameaças a sua devastação em unidades de conservação e demais espaços que constituem o lugar de vida destes grupos.
Em relação ao turismo comunitário como geração de renda e de trabalho acolheremos trabalhos de pesquisa que analisem a ação comunitária na sua relação com estratégias de conservação por meio da atividade comunitária, construção social dos espaços e ressignificação da natureza com os seus diferentes usos e apreciações em processos que podem evidenciar divergências e convergências entre aqueles que o promovem. De modo mais amplo, acolheremos trabalhos que tratem de políticas públicas destinadas a geração de renda para as populações tradicionais objetivando a conservação da biodiversidade e o turismo comunitário.
EMENTA
Coordenação da Comissão Científica dos Grupos Temáticos
Prof Dr. Abner Vilhena de Carvalho
Profª Dra. Gisalda Carvalho Filgueiras